Tetra Pak recebe pontuação máxima do CDP pelos esforços contra as alterações climáticas e proteção às florestas

 

Programa reconhece iniciativas para reduzir emissões e que contribuam para uma economia de baixo carbono

 

Pela quarta vez, a Tetra Pak foi destacada por suas ações climáticas e por impulsionar o fornecimento sustentável em sua cadeia de suprimentos, alcançando um lugar na conceituada “Lista A” do Carbon Disclosure Program (CDP), programa sem fins lucrativos que reconhece iniciativas para reduzir emissões e atenuar as mudanças climáticas. A avaliação do CDP, baseada nos relatórios da empresa em 2019, destaca o compromisso da Tetra Pak com a transparência e a avaliação de seu posicionamento sustentável.

A empresa foi uma das 179 reconhecidas por ações para diminuir emissões, reduzir riscos climáticos e desenvolver uma economia de baixa emissão de carbono. A companhia também foi reconhecida por ser uma das organizações trabalhando para evitar o desmatamento em cadeias de suprimentos, por meio do fornecimento sustentável de matérias-primas.

Apenas 2% das empresas que submeteram relatórios em 2019 receberam pontuação A pela ação climática, tornando a Tetra Pak uma das poucas organizações de alto desempenho entre as milhares que foram avaliadas.

O processo anual de divulgação e pontuação ambiental do CDP é amplamente reconhecido como a referência máxima da transparência ambiental corporativa. Em 2019, mais de 525 investidores com mais de US$ 96 trilhões em ativos e 125 grandes compradores com US$ 3,6 trilhões solicitaram às empresas a divulgação de dados sobre impactos ambientais, riscos e oportunidades por meio da plataforma do CDP, o que gerou mais de 8.400 respostas.

Uma metodologia detalhada e independente é utilizada pelo CDP para avaliar estas empresas, determinando uma pontuação de A a D com base na divulgação, conscientização e gestão dos riscos ambientais, além da demonstração das melhores práticas associadas à liderança ambiental, tais como o estabelecimento de metas ambiciosas e significativas.

A pontuação do CDP para florestas é conduzida com o olhar voltado às quatro matérias-primas que mais sofrem desmatamento: produtos madeireiros, produtos pecuários, soja e óleo de palma. As empresas precisam obter nota máxima em pelo menos uma dessas categorias para ganhar um lugar na Lista A de Florestas.

“A nossa promessa de marca, ‘Proteger o que é bom’, define e influencia tudo o que fazemos, e a sustentabilidade é parte integrante das decisões de negócio que tomamos”, afirma Valéria Michel, diretora de Sustentabilidade da Tetra Pak. “A dimensão dos desafios futuros exige uma mudança radical de pensamento. Para orientar esta nova forma de pensar, lançamos o ‘Planeta Positivo’ – convidando todos a ter uma visão mais ampla da sustentabilidade e garantir que abordamos o impacto total do nosso negócio”, completa.

“Em toda a empresa, compreendemos os benefícios comerciais tangíveis da divulgação das nossas atividades de forma transparente. Entre outras coisas, isso nos ajuda a medir e melhorar o nosso desempenho em toda a cadeia de valor. A inclusão na Lista A do CDP por quatro anos é resultado de um trabalho contínuo para aumentar o uso de energia renovável, metas de redução de emissões de gases de efeito estufa, ações tomadas para combater o desmatamento e o fornecimento responsável de matérias-primas”.

Paul Simpson, CEO do CDP, parabeniza as empresas que alcançaram uma posição na Lista A do CDP este ano, por liderarem em desempenho ambiental e transparência. “A escala dos riscos empresariais decorrentes de emergências climáticas, desmatamento e insegurança hídrica são vastos – assim como as oportunidades de enfrentá-los – e é claro que o setor privado tem um papel vital a desempenhar neste momento. As empresas da Lista A estão liderando o mercado em sustentabilidade corporativa, enfrentando os riscos ambientais e se estabelecendo para prosperar na economia do amanhã”, aponta.

A lista completa das empresas que fazem parte da Lista A do CDP deste ano está disponível no link a seguir, juntamente com outras pontuações de empresas disponíveis ao público: http://www.cdp.net/en/companies/companies-scores.

Sobre o CDP

O CDP é uma organização sem fins lucrativos que opera o sistema global de divulgação para que investidores, empresas, cidades, estados e regiões possam medir e gerir os seus riscos e oportunidades em relação às alterações climáticas, segurança da água e desmatamento.

Visite http://cdp.net/en ou siga @CDP para saber mais.

 

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