Queijos Brie e Camembert fabricados pela Tirolez chegam aos pontos de venda de todo o Brasil

Produzidos em uma nova planta industrial em Tiros (MG), os queijos com mofo branco chegam para completar o portfólio de queijos especiais da marca

Dona de um extenso portfólio, que conta com mais de 40 tipos de produtos, e seis fábricas, a Tirolez, uma das mais tradicionais marcas de laticínios do País, incluiu, recentemente, em sua linha de queijos especiais mais duas opções: o Brie e o Camembert.

Os novos produtos chegam ao mercado em dois formatos: embalagens com peso fixo de 125g (disponível para o Brie e Camembert) e formas de aproximadamente 1Kg (disponível apenas para o Brie). Originários da França, esses queijos são caracterizados pelo mofo Penicillium candidum, que é o responsável por dar aquele aspecto branco da casca.

Fonte de proteínas, cálcio e fósforo, o Brie e o Camembert possuem uma peculiaridade bem interessante: seu sabor, textura e a cor da sua casca evoluem conforme o queijo vai ficando mais “velho”. Este processo se chama maturação e consiste na alteração da característica do queijo ao longo do tempo.

Dessa forma, entre 1 e 15 dias após a fabricação, o queijo fica com sabor suave, textura firme e casca branca. As características vão mudando com o passar dos dias de maneira que, entre a primeira quinzena e o primeiro mês, o sabor se torna mais marcante e a textura fica cremosa e firme ao centro, enquanto a casca branca recebe pontinhos. Depois de 30 dias, o sabor é acentuado, com odor característico. A cremosidade da textura é ampliada e a casca apresenta cor não uniforme.

Especialmente para essas novidades, a empresa investiu na construção de uma planta, dentro da já existente unidade de Tiros (MG), dedicada exclusivamente a queijos com mofo branco. “Embora o Brie e o Camembert sejam tradicionais, e já existentes no mercado, decidimos oferecer aos consumidores uma opção com a nossa marca e toda a qualidade, amor e carinho característicos dos produtos Tirolez”, comenta Luiza Hegg, gerente de marketing da marca.

A novidade atende os consumidores que buscam produtos diferenciados, premium e gourmets. “Realizamos pesquisas de mercado e percebemos que é crescente a vontade dos brasileiros em adquirir novos hábitos alimentares e experimentar novos produtos. Na hora de escolher queijos de mofo branco, uma grande parte das pessoas cita que um fator de decisão é que tenham a textura macia, exatamente o que estamos oferecendo com os nossos Brie e Camembert.”  explica Luiza Hegg. 

Apesar de os queijos de mofo branco serem uma novidade no portfólio da Tirolez, a companhia é reconhecida como a marca mais lembrada* de queijos especiais no Brasil. Os queijos Gorgonzola, Provolone, Parmesão e Reino, por exemplo, foram premiados e tiveram sua qualidade reconhecida diversas vezes pelo Concurso Nacional de Produtos Lácteos, realizado anualmente na Minas Láctea, em Juiz de Fora (MG).

Oferecer um amplo portfólio de produtos com qualidade e que pudessem ser levados às mesas de suas próprias famílias sempre foi o objetivo de Cícero e Carlos Hegg, fundadores da Tirolez, quando decidiram entrar no negócio de laticínios em 1980. O lançamento reafirma o compromisso da marca, que é colocar amor em tudo que faz.

 

Desenvolvido por KYU design gráfico