InovaLácteos 2019: chamada de projetos

O InovaLácteos visa incentivar a inovação no setor lácteo criando um ambiente favorável ao empreendedorismo e à realização de novos negócios. Trata-se de um evento organizado pela Agência de Inovação de Leite e Derivados – POLO DO LEITE (https://www.polodoleite.com.br/), em parceria com a EPAMIG/Instituto de Laticínios Cândido Tostes.

O QUE É INOVALÁCTEOS:
É uma chamada de projetos com o objetivo de promover inovações na cadeia agroindustrial do leite, orientando as equipes concorrentes por meio de mentorias, de forma a tornar os projetos mais atraentes sob o ponto de vista empresarial.

ONDE ACONTECERÁ:
Minas Láctea, de 16 a 18 de julho, no Expominas de Juiz de Fora (Rodovia BR 040 – km 79 Bairro – São Pedro).

CRONOGRAMA
1. Chamada de projetos: de 05/06/2019 a 28/06/2019
2. Divulgação de projetos selecionados: 03/07/2019
3. Mentoria: 17/07/2019, de 9 às 12h (local a ser definido)
4. Showcase: 17/07/2019, de 17h às 19h no Expominas – Juiz de Fora

ESTRUTURA BÁSICA
A coordenação geral do InovaLácteos está a cargo do POLO DO LEITE, sendo aceitos somente projetos relacionados a inovações nos vários segmentos do setor lácteo.

ETAPAS:
1. Chamada/inscrição de projetos
2. Divulgação dos projetos selecionados
3. Mentoria
4. Showcase com apresentações pitch

CHAMADA DE PROJETOS
Poderão ser inscritos projetos que apresentem soluções inovadoras para desafios do agronegócio do leite nacional.

ELEGIBILIDADE
Estarão aptos a participar estudantes, professores, pesquisadores e startup’s que, obrigatoriamente:
1. aceitarem as condições estabelecidas por este regulamento;
2. comprometerem-se a não violar qualquer lei aplicável e não infringir ou violar quaisquer direitos de propriedade intelectual detidos por terceiros;
3. autorizarem o direito de uso de imagem aos realizadores, executores e possíveis patrocinadores do programa, assim como, por tempo indeterminado, ceder seus direitos e autorizar a veiculação gratuita de seu nome, voz e imagem para a divulgação deste programa.

INSCRIÇÃO
Os candidatos deverão preencher e enviar o Formulário de Inscrição online (logo abaixo), que também poderá ser acessado no endereço http://www.polodoleite.com.br/ até às 18h do dia 28 de junho de 2019. As inscrições incompletas serão anuladas.
No formulário, os candidatos deverão definir em qual categoria estão se inscrevendo:
1. Categoria Geral: projetos que atendam a qualquer demanda do setor lácteo;

  1. Categoria “Desafio Verde Campo”: projetos que atendam a seguinte demanda da Verde Campo “Rastreabilidade do Plano APPCC do Laticínios”.

AVALIAÇÃO E SELEÇÃO DOS PROJETOS
Categoria Geral:
As propostas serão previamente analisadas pelo POLO DO LEITE, de acordo com os critérios de elegibilidade e avaliadas quanto ao mérito por um comitê de especialistas, sendo selecionadas 10 (dez) propostas para a etapa final e presencial que ocorrerá durante o MinasLáctea
O comitê avaliará as propostas da Categoria Geral, com base nos seguintes critérios:
1. Inovação: produtos, processos, métodos e sistema que não existiam anteriormente ou contendo alguma característica nova e diferente da existente atualmente;
2. Perspectiva de Mercado: potencial para transferência ou licenciamento da tecnologia;
3. Benefícios Econômicos e Sociais: relevância para o desenvolvimento socioeconômico de uma região ou do país; e
4. Benefícios Ambientais: contribuição para o desenvolvimento sustentável.

Categoria “Desafio Verde Campo”:
As propostas desta categoria serão avaliadas previamente por especialistas da Verde Campo, selecionando para a Mentoria e Showcase aquelas que mais atendam ao seu desafio.

PROJETOS SELECIONADOS
O resultado com os nomes dos projetos selecionados será divulgado no site do POLO DO LEITE (www.polodoleite.com.br) no dia 03 de julho de 2019. Os candidatos finalistas de ambas categorias deverão participar da Mentoria e do Showcase no dia 17 de julho.

MENTORIA
Tem como objetivo orientar os candidatos para o Showcase. A Mentoria é gratuita e exclusiva para os candidatos que tiveram seus projetos selecionados pelo comitê de especialistas. Por meio de palestras e tutorias serão abordados temas como: Inovação, Tendências de Mercado, Marketing, Modelos de Negócio e Empreendedorismo.
Durante a mentoria os participantes terão a oportunidade de compreender o mercado, aprender como negociar, desenvolver modelo de negócios e formatar apresentações rápidas e eficazes (pitch) de seus projetos de inovação.

SHOWCASE
O Showcase é exclusivo para os candidatos que tiveram suas propostas selecionadas e que participaram da Mentoria. No Showcase, os candidatos farão uma apresentação (pitch) de 5 minutos sobre seu projeto e terão um espaço para expor seus protótipos, produtos e serviços inovadores ao público presente no Minas Láctea, fomentando-se assim um ambiente de networking favorável à inovação aberta e novos negócios. O Showcase ocorrerá no dia 17 de julho, das 17 às 19hs, no Expominas de Juiz de Fora. Durante as apresentações, um corpo de jurados estará avaliando os projetos, pontuando-os de 1 a 10, de acordo com os seguintes critérios:
1. Diferencial tecnológico,
2. Grau de adoção,
3. Potencial de venda, e
4. Desempenho na apresentação pitch.

PREMIAÇÃO
O projeto vencedor receberá:
1. Categoria geral: R$1.000,00
2. Categoria “Desafio Verde Campo”: R$3.000,00
Todas as equipes finalistas receberão um certificado de participação. Os 10 projetos selecionados da Categoria Geral contarão com o apoio do POLO DO LEITE na identificação de empreendedores interessados na transferência das tecnologias para o mercado.

A critério da Verde Campo alguns dos projetos selecionados da Categoria Desafio Verde Campo poderão ser acelerados pela empresa.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
1. Não haverá cobrança de inscrição para os candidados. Os organizadores irão custear a Mentoria e a estrutura do Showcase.
2. A participação na presente seleção implica, automaticamente, na aceitação integral e irretratável dos termos e conteúdos desta chamada.
3. O julgamento prévio das propostas é da competência exclusiva da Comissão Organizadora que se reserva o direito de desclassificar aquelas propostas que, de acordo com o comitê de especialistas do POLO DO LEITE, ou dos especialistas da Verde Campo, não alcançaram mérito suficiente.
4. Os organizadores não assumirão quaisquer responsabilidades perante terceiros em face à eventual violação de direitos ou interesses dos envolvidos.
5. Os questionamentos relativos a este regulamento serão resolvidos com os organizadores, no endereço eletrônico agencia@polodoleite.com.br ou por telefone (32) 3311-7513.

 

Desenvolvido por KYU design gráfico