Fispal Tecnologia – Siemens aposta em produtos e soluções baseadas na digitalização para o segmento de alimentos e bebidas

Com o objetivo de auxiliar empresas da indústria de alimentos e bebidas a impulsionar sua transformação digital, a Siemens apresentou em seu estande um portfólio integrado de soluções baseadas na digitalização, para atender de forma customizada às necessidades de clientes de diversos subsegmentos.

No estande, os visitantes terão a oportunidade de conhecer de perto a ampla gama de produtos da empresa por meio de diversas demonstrações interativas. Em uma tela touch de 84 polegadas, estarão dispostas as soluções de digital enterprise que a Siemens já está implementando globalmente em clientes do setor utilizando inteligência artificial, blockchain, edge computing e o próprio MindSphere,  sistema operacional aberto em nuvem da Siemens, baseado em Internet das Coisas.

Na ocasião, também será possível visualizar em tempo real como o gêmeo virtual da produção pode ser um importante aliado no ganho de flexibilidade e produtividade, por meio de diversos processos automatizados em uma fábrica em miniatura.  Além disso, foram preparadas algumas demonstrações especialmente para os visitantes da feira, dentre elas um sistema de controle de manutenção preditiva de motores e um kit de controles industriais eficazes e adaptáveis para diferentes aplicações industriais.

“Por meio de uma experiência interativa, iremos mostrar na prática aos nossos clientes e parceiros como a adoção de um portfolio integrado de automação, eletrificação e digitalização da Siemens se traduz em benefícios que garantem maior eficiência, qualidade e produtividade para as empresas do segmento de Alimentos e Bebidas”, afirma Rafael Dias, Head do segmento de Alimentos e Bebidas da Siemens no Brasil.

Um exemplo recente de como as novas tecnologias podem contribuir de forma efetiva para essa indústria foi a aplicação do blockchain para rastrear produtos de forma transparente ao longo de todo o ciclo de vida, garantindo tanto aos fabricantes quanto aos consumidores a origem e a qualidade do produto que estão consumindo.  Utilizando dessa tecnologia aliada ao MindSphere, foi possível registrar, filtrar, analisar e combinar dados de várias etapas dentro de um ciclo de vida de produção de uma empresa de batatas chips.

O Brasil também já está evoluindo rumo a sua transformação digital e a  inauguração do primeiro Centro de Competência de Carnes do mundo com sede no país, no ano passado, reforça a aposta da Siemens nessa premissa. O centro tem como objetivo oferecer soluções tecnológicas específicas para clientes que atuam no mercado de bovinos, aves e suínos, visando melhorar rastreabilidade e automação de processos com ganhos de eficiência.

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