Cooperativa Santa Clara fecha acordo inédito com Tetra Pak e investe em sistema completo de gestão de fábrica

 

 

Tetra Pak® Plant Secure realiza a gestão de todos os ativos instalados na fábrica do cliente, garantindo disponibilidade de máquinas e plena capacidade de produção

 

Um dos principais fabricantes de leite e derivados do País, a Cooperativa Santa Clara LTDA investiu em solução inédita para a gestão de ativos. A nova fábrica do grupo, recém-inaugurada na cidade de Casca (RS), é a primeira no mundo a operar com o suporte do Tetra Pak® Plant Secure, solução oferecida pela área de Serviços da Tetra Pak e que permite gerir todos os ativos instalados na indústria.

 

“Ao contratar o Tetra Pak® Plant Secure o cliente deixa de olhar para a parte operacional da fábrica para focar no que é a sua especialidade: o desenvolvimento de portfólio e comercialização da produção de alimentos e bebidas. Todo o restante relacionado à performance de equipamentos e gestão de peças de toda a fábrica passa a ser de responsabilidade da Tetra Pak”, explica Fernando Caprioli, diretor de Serviços da companhia para o Brasil.

 

O contrato com a Cooperativa Santa Clara prevê o monitoramento diário de mais de 70 equipamentos e a execução de mais de 1.200 eventos de manutenção planejada, o que deverá totalizar mais de 130 mil horas de serviços prestados. A empresa conta ainda com a Tetra Pak para a gestão de peças e estoque, gestão de fornecedores e certificação de equipamentos, assim como a realização de treinamentos aos operadores da fábrica.

 

“A parceria com a Tetra Pak nos dá a garantia da performance e disponibilidade de todas as máquinas instaladas em nosso site, desde seu início de produção, além de eliminar custos não planejados devido à parada de equipamentos. Isso nos dá a segurança de que o volume de produção planejado será atingido”, comenta João Seibel, diretor de Lácteos da Santa Clara.

 

O acordo entre as empresas também prevê a implementação da metodologia de gestão de fábrica TPM (Manutenção Produtiva Total). “A partir do TPM é possível mapear oportunidades e tomar decisões mais assertivas para a melhoria da operação fabril, levando a ganhos de produtividade com impacto na cultura organizacional da empresa”, diz o diretor de Serviços da Tetra Pak. Atualmente, a companhia é a única especializada na indústria de alimentos e bebidas a oferecer a metodologia de gestão.

 

Fruto de investimentos que somam cerca de R$ 130 milhões, a fábrica da Cooperativa Santa Clara, localizada em Casca, possui capacidade para processar até 600 mil litros de leite por dia (integral, desnatado, semidesnatado e zero lactose). A fábrica é equipada com unidades de processamento e máquinas de envase fornecidas pela Tetra Pak, ainda que o braço de Serviços da companhia também consiga atender clientes operando com máquinas de terceiros.

 

Com olhar abrangente e que permeia diferentes categorias, a Tetra Pak possui estrutura para atender a indústria de alimentos e bebidas de ponta a ponta, passando por soluções para envase, processamento e oferta de serviços técnicos capazes de otimizar a operação fabril. Atualmente a companhia conta com mais de 2,7 mil unidades de processamento em funcionamento na indústria brasileira. Em 2018, cerca de 11,4 bilhões de embalagens foram produzidas a partir das fábricas da companhia no Brasil — localizadas em Monte Mor (SP) e em Ponta Grossa (PR).

Desenvolvido por KYU design gráfico