Epamig reúne especialistas do exterior para Simpósio sobre Concentrados Desidratados


Os principais especialistas do Brasil e do exterior estarão no Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), em Juiz de Fora, nos dias 14 e 15 de maio, para o 2º Simpósio sobre Tecnologia de Lácteos Concentrados e Desidratados. O evento marca os 30 anos da realização do primeiro simpósio, em 1984, quando o ILCT apresentou de forma pioneira os equipamentos, em escala piloto, responsáveis pela evaporação e secagem do leite para produção de doce de leite, leite condensado, leite em pó, soro em pó e leite evaporado.

“Esses equipamentos revolucionaram o sistema de ensino sobre concentrados e desidratados, já que, na época, apenas a indústria dispunha dessa tecnologia, o que impedia a realização de estudos. Ainda hoje o ILCT é a única instituição que dispõe do evaporador e da câmara de secagem do leite de pequeno porte para testes e desenvolvimento de novos produtos, antes de chegarem à indústria”, explica o professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Ítalo Tuler Perrone, um dos organizadores do simpósio.

O simpósio é uma realização da EPAMIG, em parceria com a UFV e a empresa Gemacon Tech. A expectativa é reunir cerca de 150 participantes de todo o país, entre estudantes, técnicos, pesquisadores e profissionais da indústria. “Até hoje, o tema concentrados e desidratados conta com pouca literatura publicada. Estamos reeditando o livro com a sinopse dos trabalhos apresentados em 1984 e atualizando os estudos para aplicação direta na indústria”, ressalta a chefe do Centro de Pesquisa do ILCT, Vanessa Teodoro.

A programação do evento está disponível no site www.simposio30anos.com.br e inclui palestras ministradas por profissionais da indústria e de instituições de ensino e de pesquisa nas áreas de produção, controle de qualidade, comercialização, equipamentos e ingredientes lácteos. Entre os palestrantes estão o pesquisador do National Institute of Agronomical Research (INRA), na França, Pierre Schuck, e o vice-gerente de divisão da empresa Gea, Johnny Bonke. Além das palestras, serão apresentados 25 trabalhos em formato de pôster, já selecionados pela comissão organizadora. Os estudos abordam as tecnologias de lácteos concentrados e desidratados, separação por membranas, e química e tecnologia de proteínas lácteas, lactose e sais.

Os melhores trabalhos serão incluídos na revista a ser lançada após o simpósio, lembra o gerente técnico da Gemacon Tech, Rodrigo Stephani. A sinopse dos trabalhos apresentados no simpósio de 1984 foi digitalizada e já está disponível para consulta no site do evento. “O conhecimento das tecnologias aplicadas aos leites concentrados e desidratados, assim como o real entendimento das necessidades do mercado, configuram importante oportunidade para o desenvolvimento econômico e tecnológico no Brasil”, conclui Stephani.

Serviço:

2º Simpósio sobre Tecnologia de Lácteos Concentrados e Desidratados

Data: 14 e 15 de maio de 2014

Horário: 8h às 18h

Local: Instituto de Laticínios Cândido Tostes (rua Tenente Luiz de Freitas, 116, Santa Terezinha, Juiz de Fora – MG)

Fonte: Assessoria de Imprensa

Desenvolvido por KYU design gráfico