Carta de uma vaca, com carinho, para quem cuida do leite

Na minha calma ruminante nunca pensei que um dia, já um pouco adiantada nas horas da vida, eu fosse parar para agradecer àqueles que fazem do ofício de trabalhar com o leite uma saga de extrema dedicação, muita paixão no fazer e intenso amor na entrega desse nobre alimento que a Mãe Natureza me incumbiu de produzir.

Nobre alimento que sinto orgulho de produzir sem parar um dia sequer, primeiro para meus filhotes, depois para os filhotes dos povos humanos e até alguns povos animais.

Primeiro alimento das infâncias, sorvido com prazer entre braços de carinho e aconchego nos colos aquecidos de mães, pais, avôs, tios, tias e outros agregados das famílias de humanos. Sempre lembrado e desejado.

Quis então a Natureza, que alguns chamam de Deus, que eu, uma simples vaca com quatro peitos ou quatro mamas, fosse a produtora deste alimento essencial à vida dos viventes da Terra e que ele se transformasse em deliciosos produtos lácteos que trazem nutrição mas principalmente oferecem prazer, alegria e recompensa ao serem tocados pelo paladar dos seres que mamam.

Quero dizer o quanto sou grata e  envaidecida em ver como aquelas pessoas especiais que se dão o nome de técnicos ou tecnólogos em laticínios se dedicam com estudos e práticas para cuidar do meu leite, demonstrando a ele profunda consideração e respeito, zelo e amor , paixão e compromisso.

E estes profissionais, sortudos que são, porém preparados com muita aplicação, têm há 90 anos uma escola exemplar, a mineira Candinha, dedicada a cuidar da ciência do leite, do ensino do seu manuseio e transformação em derivados.

Eu não sabia que o leite, meu leitinho, merecesse tanta atenção e cuidado.

Por isto me meto a me achar importante, a verdadeira dona vaca.

Mas vai ver que eu sou porque meu leite já é.

Obrigado então para todos os que fazem do leite sua profissão de fé e de nobre propósito! E podem continuar contando comigo!

Luiz Souza

Editor-Executivo

 Explicando a edição

A história dos 90 anos da Candinha  foi contada por pessoas que fizeram parte dela. Seus depoimentos, suas emoções, seus aprendizados e valores ressaltam de forma unânime o perfil vitorioso de escola técnica, que encontra no ILCT exemplo a ser perseguido como modelo eficaz de educação para o Brasil