Minas Láctea 2013: Inscrições para Concurso Nacional de Produtos Lácteos e Expolac estão abertas

 

 

Já estão abertas as inscrições para as indústrias de laticínios interessadas em participar do 40º Concurso Nacional de Produtos Lácteos e da 40ª Exposição de Produtos Lácteos (Expolac). Tradicionais no segmento laticinista, os eventos fazem parte do Minas Láctea 2013, que acontece de 16 a 18 de julho, em Juiz de Fora (MG). A organização é da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) e as inscrições poderão ser feitas até o dia cinco de julho. Regulamento, ficha de inscrição e características dos produtos a serem julgados estão disponíveis no site www.minaslactea.com.br.

Nesta edição do concurso, estarão em julgamento onze categorias: Queijo Prato lanche, Queijo Gouda, Queijo Provolone, Queijo Parmesão, Queijo Reino, Queijo Minas padrão, Requeijão Cremoso, Doce de Leite Pastoso, Queijo tipo Gorgonzola, Manteiga de primeira qualidade e Destaque Especial (qualquer produto lácteo – queijos, doce de leite, iogurte, bebida Láctea, manteiga, etc – que tenha pelo menos uma característica inovadora ou funcionalidade). A expectativa do coordenador do concurso, Paulo Henrique Costa Paiva, é de que cerca de 50 indústrias de todo país participem este ano.

Os produtos serão avaliados por um grupo de juízes composto por 30 profissionais de todo o Brasil, vindos de universidades, serviços de inspeção federal, estadual e municipal, além de técnicos e profissionais da área de laticínios. O relatório com os resultados individuais de avaliação de cada produto participante do concurso será disponibilizado para a indústria responsável. “Essa avaliação poderá contribuir para que a produção laticinista ganhe ainda mais qualidade sensorial”, afirma Paulo Henrique.

Critérios de avaliação

As onze categorias do concurso serão avaliadas nos dias 16 e 17 de julho, de 8h às 12h, no laboratório de Análise Sensorial do ILCT. A premiação caberá aos três primeiros colocados em cada uma das onze categorias, e será entregue em solenidade especial no dia 18 de julho, no Expominas Juiz de Fora, marcando o encerramento do Minas Láctea 2013.

Os critérios avaliados serão aspecto global, cor, textura, odor, aroma, sabor e consistência. Para garantir sigilo no julgamento, as amostras de todos os produtos são apresentadas aos juízes com identificação feita apenas por um código de três dígitos aleatórios, de conhecimento somente da comissão organizadora do concurso, explica Paulo Henrique.

Participação na Expolac

Considerada uma importante vitrine para apresentação de produtos derivados do leite, a edição desse ano da Expolac deverá apresentar ao público cerca de 700 produtos – desde queijos, doces, bebidas lácteas e iogurtes, até produtos inovadores que ainda serão lançados no mercado consumidor – com a participação de 50 indústrias de todo o país. Segundo o coordenador, Nelson Tenchini, o objetivo é mostrar a crescente evolução do setor, oferecendo um espaço nobre que permite livre acesso aos visitantes. A expectativa é de que dez mil pessoas percorram o estande em busca de novidades. “O espaço é democrático e promove degustação dos produtos para divulgar a qualidade das empresas que participam do evento. A exposição é uma ótima oportunidade para que representantes comerciais busquem novas marcas e produtos lácteos com os quais têm interesse em trabalhar”, ressalta o coordenador.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Desenvolvido por KYU design gráfico