Luiz Sérgio Medeiros de Almeida, de Queijos Cruzília, é entronizado como mestre queijeiro na França

 

O diretor de produção de Queijos Cruzília torna-se o primeiro queijeiro brasileiro de uma grande indústria de lácteos a fazer parte da Guilde Internationale de Fromagers.

Durante o 4º Mondial du Fromage et des Produits Laitiers, concurso  mundial de queijos realizado entre os dias 2 e 4 de junho, em Tours, na França, o diretor de produção da empresa Queijos Cruzília, Luiz Sérgio Medeiros de Almeida, recebeu um dos principais  reconhecimentos do mundo queijeiro, sendo entronizado pela Guilde Internationale de Fromagers, por sua trajetória profissional e dedicação à produção de queijos.

A Guilde Internationale de Fromagers é uma organização sem fins lucrativos, criada em 1969, na França, associada à Confrarie de Saint Uguzon, que tem como propósito transmitir o saber queijeiro. Ela reúne pessoas relacionadas às cadeias da produção leiteira no mundo inteiro. Desde sua fundação até o final de 2018, a organização entronizou membros de 33 países, que para fazerem parte deste grupo seleto precisam ter uma trajetória comprovada de dedicação profissional à cadeia.

Luiz Sérgio, que passou a ser membro da Guilde Internationale de Fromagers no 563º Capítulo de Entronização, realizado no domingo (2/6), faz jus à honraria. Com excelente formação musical, em composição e regência, tendo sido violoncelista em Orquestras Sinfônicas, conviveu desde criança no mundo dos queijos, quando o pai antes de iniciar a sua própria produção, teve uma banca de queijos no Mercado Municipal de São Paulo. Sua trajetória se mescla com a excelência e verdadeira arte milenar de fazer queijos que define muito bem o slogan “A arte de fazer os melhores queijos”, da empresa Queijos Cruzilia, fundada por seu pai, José Medeiros. Luiz Sérgio junto com seu irmão, Carlos Medeiros de Almeida, diretor geral da companhia, transformaram um laticínio local de Cruzília, MG, em marca nacional e premiada.
Para se especializar nesse universo, Luiz Sérgio fez diversos cursos de maturação pela Europa, e relata o quanto compreendeu o que o pai empiricamente entendia da arte dos queijos. Dentre as diversas criações e premiações da empresa no decorrer dos anos, estão o queijo Santo Casamenteiro, premiado no 3º Mondial du Fromage et dês Produits Laitiers, em 2017 e o Azul de Minas, medalha de prata no Cheese Awards 2017/2018, na Noruega. Além disso, a empresa Queijos Cruzília se destaca como a maior vencedora de prêmios do Concurso de Produtos Lácteos do Instituto de Laticínios Candido Tostes, de Juiz de Fora (MG), um dos principais do País.

Segundo Carlos Medeiros de Almeida, é uma grande honra ter em Queijos Cruzília um diretor industrial do Brasil como parte desse grupo seleto no mundo dos queijos. “Isto comprova e reafirma o nosso compromisso pela constante busca por excelência em nossos produtos”, destaca.

Premiações recentes da empresa Queijos Cruzília
•    Produto Alimentício Mais Inovador do FIInnovation Awards 2016/20ª Food Ingredients South America – FiSA;
•    Destaque Especial do 41º Concurso Nacional de Produtos Lácteos, Minas Láctea 2015/Instituto de Laticínios Cândido Tostes, de Juiz de Fora (MG).
•    Medalha de Prata para o queijo Santo Casamenteiro 3º MondialduFromage et desProduitsLaitiers (2017)
•    Medalha de Prata para o queijo Azul de Minas no 31° World Cheese Awards 2017/2018 realizado em Bergen, Noruega.
•    Prêmio Abre de Embalagens 2017 para embalagem Skin Pack
•    1º lugar na premiação Gigantes do Queijo 2018 do Carrefour

Sobre Queijos Cruzília: Fundada no fim dos anos 1980, a empresa produz duas dezenas de queijosfinos, cotidianos e criações próprias, divididas em três linhas: “Cruzília Todos os Dias”, “Cruzília Reserva” eos queijos exclusivos: “Azul de Minas”, “A Lenda” e “Santo Casamenteiro”. A distribuição é nacional por meio das principais redes varejistas (Grupo Pão de Açúcar, Carrefour, Walmart, St. Marché, etc.), e empórios (Casa Santa Luzia e Eataly), alémde lojas próprias no Mercadão Municipal de São Paulo e na cidade de origem, Cruzília (MG). Atende também aos Atacados e ao Food Service com rede de distribuidores.

Desenvolvido por KYU design gráfico