Languiru registra incremento nas vendas com embalagem inteligente da SIG COMBIBLOC

Hoje em dia, mais de dois terços dos consumidores mundiais têm um telefone celular, com os números superando a marca dos 5 bilhões em junho de 2017, segundo dado da GSMA. O celular é parte integral da vida dos consumidores, sendo usado com entusiasmo por eles – especialmente quando se trata de averiguar a qualidade e a rastreabilidade dos alimentos e ganhar prêmios.

 

O principal tema da reunião de cúpula do Fórum dos Bens de Consumo (Consumer Goods Forum) realizado este ano em Cingapura, foi ‘A Centralidade no consumidor num mundo movido pelos dados’. O ministro do Comércio e Indústria de Cingapura, S. Iswaran, falou sobre o Mapa da Transformação da Indústria Varejista de Cingapura, que encoraja os comerciantes a usar tecnologias inovadoras para melhorar a produtividade e a experiência em loja para os consumidores, e propõe a todas as empresas de bens de consumo que adotem os dados e a tecnologia para promover a inovação.

O consumidor conectado

Neste ano, o projeto-piloto de promoção de vendas usando o QR codes individuais em todas as embalagens cartonadas da SIG foi testado no Sul do Brasil pela Languiru, uma das maiores cooperativas de produção do Rio Grande do Sul, com alguns bons resultados. Os QR codes foram usados em todas as embalagens do leite Languiru, incluindo a bebida láctea com chocolate (Chocolan), com mais de 12.000 códigos sendo gerados a cada hora, conectando o consumidor com informações sobre os produtos, por meio de seus smartphones.

 

Consumidores em supermercados da cooperativa afirmaram que foi fácil baixar o aplicativo Languiru, desenvolvido pela SIG, e gostaram de saber que o leite tinha origem na região em que eles vivem. Seus filhos se divertiram com as almofadas emoji que eles puderam obter com os cupons. Os consumidores que compraram as maiores quantidades de leite ganharam mais almofadas e essas se mostraram extremamente populares, levando a um crescimento de 4% nas vendas de leite longa-vida. Além dos brindes, os consumidores também participaram de sorteios utilizando números da sorte fornecidos por meio do cadastro de cupons e QR codes, tendo entre os prêmios bicicletas, smartphones e vales-compras.

 

O interessante é que 94% dos participantes eram usuários de smartphones com o sistema operacional Android, e apenas 6% eram usuários de dispositivos da Apple, sendo 71% de mulheres, dos quais 56% da faixa etária dos 19 aos 30 anos e 35% da faixa dos 31 aos 60 anos.

 

Promoções sob medida

 

Consumidores em supermercados da cooperativa afirmaram que foi fácil baixar o aplicativo Languiru, desenvolvido pela SIG, e gostaram de saber que o leite tinha origem na região em que eles vivem. Seus filhos se divertiram com as almofadas emoji que eles puderam obter com os cupons. Os consumidores que compraram as maiores quantidades de leite ganharam mais almofadas e essas se mostraram extremamente populares, levando a um crescimento de 4% nas vendas de leite longa-vida. Além dos brindes, os consumidores também participaram de sorteios utilizando números da sorte fornecidos por meio do cadastro de cupons e QR codes, tendo entre os prêmios bicicletas, smartphones e vales-compras.

 

O interessante é que 94% dos participantes eram usuários de smartphones com o sistema operacional Android, e apenas 6% eram usuários de dispositivos da Apple, sendo 71% de mulheres, dos quais 56% da faixa etária dos 19 aos 30 anos e 35% da faixa dos 31 aos 60 anos..

 

Promoções sob medida

 

Dirceu Bayer, presidente da Cooperativa Languiru, disse: “A solução da SIG não só propicia uma ligação direta com nossos consumidores finais, como também cria oportunidades para promoções sob medida com nossos parceiros varejistas. A promoção ‘Comprou, mirou, ganhou’ cumpriu com as expectativas e incrementou nossas relações com os clientes. Essa tecnologia proporciona informações valiosas para nossas equipes comercial e de marketing”.

 

A mais recente promoção digital da Languiru é o próximo estágio do uso mais adequado da Solução Embalagem Inteligente integrada, criada pela SIG e Siemens, que recolhe informações sobre a qualidade dos produtos a partir do início do processo de industrialização da matéria-prima até a comercialização nos pontos de venda, com todas as informações depositadas em um banco de dados. O conceito ‘Qualidade do início ao fim’ foi a base para a Languiru se envolver com os consumidores, que agora podem acessar todos os dados importantes, das datas de produção a análises de qualidade. Isso reforça o já estabelecido sistema de monitoramento online e uma vasta coleta de dados que garante a eficiência na produção e na logística.

 

Monitorando as operações e a logística

 

“Os QR codes nas embalagens cartonadas podem rastrear os produtos desde a sua industrialização até as prateleiras”, diz diretor administrativo da Cooperativa Languiru, Euclides Andrade. “Além disso, nos beneficiamos de um monitoramento detalhado do desempenho de todo processo de industrialização, o que nos permite melhorar as operações e a logística. A SIG entendeu nossas demandas e desenvolveu uma solução sob medida para a Languiru, que demonstra nossa qualidade e agrega valor à nossa marca”.

 

Outra vantagem dessa nova tecnologia é que ela está atrelada diretamente às linhas de produção da Languiru. Isso maximiza a eficiência geral da Indústria de Laticínios e reduz os custos operacionais e de investimentos ao usar uma ferramenta específica de inteligência de informação conhecida como Power BI.

 

O poder do QR code único é substancial, ao permitir o rastreamento da indústria às prateleiras dos supermercados. A SIG está em vantagem quando se trata de possibilitar uma experiência em embalagem inteligente e poder oferecer soluções personalizadas, beneficiando os consumidores, fabricantes e comerciantes ao longo da cadeia de fornecimento.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Desenvolvido por KYU design gráfico