Intechtra – nova feira para as indústrias de alimentos, bebidas e embalagens

 

Evento será organizado pela Messe München com apoio da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ)

A nova feira técnica acontecerá a cada dois anos em São Paulo

 

Uma nova feira de negócios atenderá aos anseios e às necessidades das indústrias de alimentos, bebidas e embalagens no Brasil e na América do Sul: a INTECHTRA. A feira, que acontecerá a cada dois anos no São Paulo Expo, foi lançada oficialmente em cerimônia realizada no dia 21 de fevereiro, na capital paulista. A primeira edição irá ocorrer entre os dias 29 de setembro e 2 de outubro de 2020. A organização é da Messe München do Brasil, com apoio da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ).

 

Tendo seu nome derivado da combinação de termos importantes como inteligência, inovação, tecnologia e transparência, a INTECHTRA reunirá expositores nacionais e internacionais dos setores de tecnologias para envase e embalagem, processamento de alimentos e bebidas, automação, matérias-primas, ingredientes, componentes e soluções logísticas. “A nova feira surge no momento certo”, declarou João Carlos Marchesan, Presidente do Conselho da ABIMAQ. “O cenário é de retomada. O empresariado está recuperando a confiança e as condições de investir. Temos certeza de que a INTECHTRA será um sucesso”.

 

O otimismo também se deve ao fato de a INTECHTRA ser fruto de consultas e debates sobre o melhor formato de feira para a indústria. “O setor quer um evento de caráter técnico, com máquinas em demonstração e público qualificado. Serão esses os alicerces da nova feira”, comentou Ricardo Cilento, Diretor do Conselho de Administração e membro da Câmara Setorial de Máquinas para as Indústrias de Máquinas para Alimentos, Farmacêutica e de Refrigeração Industrial (CSMIAFRI) da ABIMAQ. Para Judenor Marchioro, Vice-presidente da CSMIAFRI, o perfil da INTECHTRA atrairá o público desejado. “O evento será valorizado por compradores, por executivos e pelo público internacional”, afirmou.

 

Projeções positivas

A INTECHTRA surge em meio a um cenário positivo. A previsão é de que as receitas no mercado sul-americano de alimentos e bebidas cresçam a uma taxa média anual de 9% até 2023, quando alcançarão um valor de mercado de US$ 622 milhões. “A evolução trará oportunidades para os fornecedores de soluções para processamento, automação e acondicionamento de produtos”, ressaltou Petra Westphal, Diretora de Feiras da Messe München. “As indústrias estão prontas para iniciar um novo ciclo de investimentos em máquinas e atualização de seus parques”.

 

Benjamin Büttner, Gerente Sênior de Feiras da Messe München, agradeceu a receptividade da indústria e todo o apoio na concepção do evento. A periodicidade bienal da INTECHTRA também foi uma decisão conjunta. “Esse espaçamento respeita o ritmo de renovação das inovações”, explicou o executivo. “Todos os aspectos da nova feira foram definidos com muita transparência”.

 

Para a primeira edição, os organizadores esperam que a INTECHTRA apresente uma área de exposição de 30 mil metros quadrados e receba 20 mil visitas, de 20 países. A meta é de que a quinta edição, em 2028, tenha 54 mil metros quadrados e registre 35 mil visitantes, de 40 países. “Acreditamos sinceramente nesse potencial. São números factíveis. Entregaremos esses resultados”, garantiu Augusto Andrade, Diretor de Feiras da Messe München do Brasil. Os trabalhos para fortalecimento da feira continuam a pleno vapor. “Buscaremos mais apoios setoriais e parcerias. O objetivo é consolidar a participação na INTECHTRA como uma grande vantagem competitiva para todos”, destacou Andrade.

 

Reinhard Pfeiffer, Vice-Presidente do Conselho da Messe München, ressaltou a importância de a região abrigar a nova plataforma de negócios. “A América do Sul é um mercado relevante e o Brasil é a oitava maior economia mundial. O país e o continente merecem um evento orientado para as indústrias de alimentos, bebidas e embalagens”, assinalou Pfeiffer. “Tenho certeza de que, daqui alguns anos, vamos nos lembrar deste momento como o lançamento de um divisor de águas para o mercado”.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Desenvolvido por KYU design gráfico